Prospecção ou Captação de cliente.
Será que existem diferenças nestes conceitos?
Então vamos lá entender…
Prospecção – ser mais visível, sobressair- se, salientar-se.
Captação – ato ou efeito de captar, conseguir para si.
Como podemos ver a linha entre prospecção de cliente ou Captação aparentemente é muito tênue. Entender essa diferença é de grande valia aos advogados.
A prospecção para o advogado é amplamente permitida pelo nosso código de ÉTICA (o qual deve ser respeitado). Quanto que, a captação por sua vez é VEDADA.
Nós operadores juramentados do direito certamente não podemos alegar desconhecimento da lei e muito menos infringi-lá, não é mesmo?
Começar respeitando as leis que cabem aos advogados demonstra que estamos no caminho correto.
Poxa, mas com uma linha tão tênue entre os dois significados como devemos agir?
Vamos de dicas…
Nós advogados precisamos e muito dos nossos clientes. Essa é a primeira coisa à ser reconhecida pelo advogado.
Infelizmente para muitos advogados e felizmente para os clientes o bom advogado é aquele que dedica seu tempo ocioso ao conhecimento. E isso significa em poucas palavras E S T U D O.
Ok, mas o que isso tem haver com prospectar e captar clientes?
Muito. Haja vista a diferença no conceito.
Mais uma vez…O bom advogado se sobressai dando visibilidade do seu conhecimento ao cliente, ficando em evidência.
Certamente um advogado”E S T U D A D O” disponibilizará ao cliente os benefícios por ele buscado. A propriedade necessária ligada assunto a ser tratado na prestação de serviço só traz benefícios aos clientes, e, pasmem, sabe quem lucra com este benefício…o cliente…
Ok, novamente explicou, explicou e não explicou nada.
Então vamos lá… Quando o advogado aplica seu tempo ocioso para ampliar seu conhecimento ele pode além de aprender compartilhar seu aprendizado.
Você já ouviu dizer que o direito é muito amplo?
Se não ouviu então ouça agora, o direito é muito amplo e isso não é só para quem busca o direito, mas também para quem opera.
Então mais algumas dicas para ser um advogado de sucesso… busque seu nicho dentro do direito, e para as outras áreas de atuação, busque por parcerias.
Estude, compartilhe seu aprendizado, estabeleça um elo de comunicação, valorize seu cliente, proporcione ao cliente um atendimento único e diferenciado, tenha empatia, venda seu valor é não seu preço.
Por | Patricia Perruchi