Pular para o conteúdo

1. Conhece alguém que continua trabalhando mesmo após dar entrada no requerimento administrativo de aposentadoria ou é você é essa pessoa?

Não é mistério que a maioria dos pedidos de aposentadoria demoram meses para chegar à decisão, causando preocupação com quem o espera, já que há a necessidade de assistência financeira do segurado (a).

2. E o que fazer se o(a) segurado(a) fica incapaz ao trabalho durante o processo administrativo de aposentadoria?

É possível requerer a concessão de benefício por incapacidade

Você sabia dessa possibilidade?

3. Aposentaria e benefício por incapacidade há possibilidade de serem recebidos juntos?

Não é possível obter auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) junto com a aposentadoria.

Mas nada impede que os dois processos administrativos conduzam separadamente.

4. O pedido de aposentadoria é prejudicado caso haja o pedido do benefício por incapacidade?

O pedido de aposentadoria não é prejudicado.

Haverá a compensação financeira dos atrasados, com o abatimento dos valores recebidos a título de auxílio por incapacidade temporária, já que são não são acumuláveis.

Se interessou sobre o assunto? Caso você queira continuar conversando comigo é só apontar a câmera do seu celular para código abaixo que vai cair direito no meu whatsApp, se preferir pode me encaminhar um e-mail: patriciaperruchiadv@hotmail.com ou acessar meu perfil do Instagram.

Busque sempre um Advogado especialista para te ajudar!

Por | Patricia Perruchi (advogada)

Ana Beatriz Paganini (estagiária)