1. Conhece alguém que continua trabalhando mesmo após dar entrada no requerimento administrativo de aposentadoria ou é você é essa pessoa?
Não é mistério que a maioria dos pedidos de aposentadoria demoram meses para chegar à decisão, causando preocupação com quem o espera, já que há a necessidade de assistência financeira do segurado (a).
2. E o que fazer se o(a) segurado(a) fica incapaz ao trabalho durante o processo administrativo de aposentadoria?
É possível requerer a concessão de benefício por incapacidade
Você sabia dessa possibilidade?
3. Aposentaria e benefício por incapacidade há possibilidade de serem recebidos juntos?
Não é possível obter auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) junto com a aposentadoria.
Mas nada impede que os dois processos administrativos conduzam separadamente.
4. O pedido de aposentadoria é prejudicado caso haja o pedido do benefício por incapacidade?
O pedido de aposentadoria não é prejudicado.
Haverá a compensação financeira dos atrasados, com o abatimento dos valores recebidos a título de auxílio por incapacidade temporária, já que são não são acumuláveis.
Se interessou sobre o assunto? Caso você queira continuar conversando comigo é só apontar a câmera do seu celular para código abaixo que vai cair direito no meu whatsApp, se preferir pode me encaminhar um e-mail: patriciaperruchiadv@hotmail.com ou acessar meu perfil do Instagram.
Busque sempre um Advogado especialista para te ajudar!
Por | Patricia Perruchi (advogada)
Ana Beatriz Paganini (estagiária)