Você já ouviu sobre Planejamento Previdenciário?
Se você pensa no seu futuro seguro e tranquilo, certamente o Planejamento Previdenciário é o que você está procurando.
Mas afinal, o que é Planejamento Previdenciário?
Planejamento Previdenciário é uma estratégia de análise, ou melhor, é um estudo documental previdenciário elaborado por um advogado especialista em Direito Previdenciário de toda atividade do trabalhador junto ao INSS, com o objetivo de determinar o melhor momento para solicitar a concessão de aposentadoria, por quanto tempo deverá contribuir ao INSS e por quais valores.
Esse trabalho a ser realizado inclui a análise minuciosa diversos documentos, tais como:
- Todos os seus vínculos contributivos;
- Datas pertencentes a esses vínculos que se serão utilizadas para o cálculo do tempo de contribuição e da carência;
- O valor de todas as suas remunerações e contribuições para cálculo dos possíveis benefícios;
- Possíveis erros e pendências no extrato CNIS;
- E possíveis atividades especiais, declaradas no PPP.
E qual seria a primeira parte de todo esse trabalho?
A juntada de todos os documentos fundamentais para o pedido de aposentadoria é o primeiro passo de todo esse trabalho. Documentos como:
- CNIS;
- Carteiras de Trabalho;
- Guias de recolhimento;
- Certidão do tempo de contribuição de regime próprio;
- Alistamento militar, se o caso;
- Certidão de escola técnica;
- PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário em casos de trabalho expostos a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física);
- Comprovantes documentais que atestam o período rural, se o caso.
E outros documentos que podem ajudar a conquistar o melhor para você.
Agora que já entendemos a importância do Planejamento Previdenciário, você deve estar se perguntando em qual momento é o mais adequado para a realização desse trabalho?
Já te adianto, O QUANTO ANTES MELHOR.
O Planejamento Previdenciário serve para garantir tranquilidade e segurança para aquelas pessoas que pretendem receber uma aposentadoria justa, seja este segurado celetista ou autônomo/facultativo e também para aqueles que já deram entrada na sua aposentadoria.
Se a sua aposentadoria ainda está distante, fazer o planejamento será muito mais fácil e acertado, evitando todo tipo de prejuízo que a falta de um planejamento pode trazer na sua vida.
Outra dúvida pertinente, o planejamento previdenciário ainda é necessário depois da Reforma da Previdência?
Após a reforma da previdência ele se tornou ainda mais necessário, já que novas regras de concessão e cálculo foram criadas.
Portanto, se você deseja se aposentar sabendo que tudo que estava ao alcance de um especialista foi feito para conseguir o melhor para você, sendo na hipótese de se aposentar mais cedo ou até mesmo com um valor maior, planeje seu futuro, faça um Planejamento Previdenciário.
Se interessou sobre o assunto? Caso você queira continuar conversando comigo é só apontar a câmera do seu celular para código abaixo que vai cair direito no meu whatsApp, se preferir pode me encaminhar um e-mail: patriciaperruchiadv@hotmail.com ou acessar meu perfil do Instagram.
Busque sempre um Advogado especialista para te ajudar!
Por | Patricia Perruchi (advogada)
Ana Beatriz Paganini (estagiária)